Jornalista Andrade Junior

sábado, 2 de novembro de 2024

Qual o significado de BRICS?

  Roberto Rachewsky 


BRICS é um acrônimo que foi criado pelo economista-chefe do Goldman Sachs em 2001 se referindo aos 5 países emergentes que mais se destacavam entre todos os outros.


Pais emergente é um eufemismo para adjetivar aquelas sociedades subdesenvolvidas onde o governo costuma ser autoritário, a economia costuma ser mista, ou seja, um mercado restrito por forte intervenção estatal, e os indivíduos são tutelados pelos governantes que se caracterizam pelo arbítrio, pela violência e corrupção.


O acrônimo BRICS não para de se expandir agregando novos integrantes. O BRICS original era formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que contribui com o S porque em inglês o país se chama South Africa.


O BRICS+ agora está recebendo novas adesões. Uma pior que a outra. Para exemplificar o tipo de país que estão aceitando, destaco o Irã, arquiinimigo do Ocidente em geral e de Israel em particular.


O que emerge dos países do BRICS+ é que seus governos têm forte tendência autoritária, são antissemitas, antiamericanos, anticapitalistas, a ponto de poderem mudar o nome do grupo de BRICS para SPECTRE, ou simplesmente EVIL Axis.


Você deve estar se perguntando cadê a foto com o Lula. Bem, Lula caiu do banquinho.














PUBLICADAEMhttps://www.institutoliberal.org.br/blog/politica/qual-o-significado-de-brics/

0 comments:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More