Jornalista Andrade Junior

domingo, 27 de outubro de 2024

O verdadeiro liberal entre os presidentes do Brasil

Antônio Claret Jr.


Sempre me perguntam: “Quem foi o presidente mais liberal da história do Brasil?” A resposta é complexa, pois muitos dos presidentes populares seguiram caminhos opostos ao liberalismo econômico. Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, por exemplo, são conhecidos por suas políticas fortemente intervencionistas, o que os afasta do ideário liberal.


Vargas foi um dos maiores centralizadores de poder da história do país, criando empresas estatais e implementando uma vasta legislação trabalhista. Seu governo estatizou setores estratégicos e promoveu uma forte intervenção na economia, consolidando o Estado como o grande controlador do desenvolvimento. Durante o Estado Novo, essa intervenção só aumentou, reforçando o modelo protecionista e autoritário.


JK, por sua vez, embora associado ao crescimento econômico e à industrialização, fez isso por meio de grande endividamento público e incentivo estatal. Seu Plano de Metas, que visava “50 anos em 5”, colocou o governo no centro da economia, com fortes investimentos em infraestrutura e a criação de Brasília. Essa abordagem, voltada para o crescimento acelerado através de um Estado intervencionista, não se alinha aos princípios liberais.


No entanto, ao olharmos para a Primeira República, encontramos dois presidentes que se destacam por suas políticas mais próximas do liberalismo: Prudente de Morais e Campos Sales. Prudente de Morais, primeiro presidente civil, governou com foco na descentralização do poder e na austeridade fiscal, evitando grandes intervenções econômicas. Campos Sales, seu sucessor, foi ainda mais rigoroso, promovendo uma política de ajuste fiscal que incluiu o famoso “Funding Loan”, um acordo com credores estrangeiros para reestruturar a dívida externa e sanear as finanças públicas.


Diante disso, a dúvida sobre quem foi o presidente mais liberal do Brasil fica entre Prudente de Morais e Campos Sales. Ambos governaram com austeridade e buscaram limitar a intervenção do Estado, aproximando-se dos ideais liberais.














publicadaemhttps://www.institutoliberal.org.br/blog/historia/o-verdadeiro-liberal-entre-os-presidentes-do-brasil/

0 comments:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More