Jornalista Andrade Junior

sábado, 12 de fevereiro de 2022

Ministério da Saúde não recomenda 4ª dose da vacina contra covid-19

  A decisão foi tomada por não haver pesquisas científicas com dados suficientes que indiquem um novo reforço para pessoas sem algum tipo de deficiência imunológica

Ministério da Saúde (MS) decidiu não recomendar a aplicação da 4ª dose de vacina contra a covid-19 para a população em geral. A determinação foi comunicada durante a reunião da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da covid-19 na sexta-feira 11.

De acordo com os participantes da reunião, a decisão foi tomada por não haver pesquisas científicas com dados suficientes que indiquem um novo reforço da vacina para pessoas não imunossuprimidas — grupo com algum tipo de deficiência imunológica. Antes de dar a “palavra final”, o MS analisou o cenário epidemiológico atual do país.

A nota oficial com a deliberação ainda deve ser publicada. Além disso, novas discussões sobre o assunto vão acontecer na próxima semana. Nos últimos dias, o Ministério da Saúde já havia adiantado o posicionamento do órgão sobre a aplicação da quarta dose.

“Antes de avançarmos rumo a novas indicações no calendário do Plano Nacional de Operacionalizações, se faz necessário compreender o cenário epidemiológico com maior detalhamento”, informou o Ministério da Saúde, em nota. “É necessário entender quanto às hospitalizações, óbitos e infecções pela covid-19 entre determinados grupos etários e sua relação com o status de vacinação.”

Apesar disso, os Estados e municípios não precisam seguir as recomendações do governo federal e podem elaborar regras próprias para o combate à pandemia.

Na quarta-feira, 9, por exemplo, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que o Estado iria adotar a quarta dose “independentemente de haver ou não recomendação do Ministério da Saúde”.

Segundo o governo paulista, o Estado tem cerca de 10 milhões de pessoas aptas a tomar a terceira dose, mas que ainda não apareceram para receber o reforço. Além disso, cerca de 2,2 milhões de indivíduos não tomaram a segunda dose.


0 comments:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More