Revista Oeste
O governo da Bélgica informou que vai desativar todas as usinas nucleares no país ao longo dos próximos três anos. O anúncio foi feito na quinta-feira 23.
As últimas usinas nucleares em operação no país deverão ser desativadas em 2025, conforme a lei aprovada em 2003. A Bélgica tem duas usinas, com sete reatores no total, que são operadas pela empresa francesa Engie.
Como parte do acordo, o país vai continuar a investir em tecnologias futuras que podem favorecer a construção de reatores menores.
A DECISÃO
Os Verdes, coalizão de sete partidos que governa o país, vinha discutindo o assunto há semanas. Eles decidiram que o governo cumprisse uma lei de 2003 sobre o fim da produção de energia nuclear na Bélgica.
A direita, contudo, desejava que os dois mais novos reatores nucleares seguissem abertos. Um grupo de ministros chegou a um acordo depois de conversas que terminaram na quinta.
Em compensação, os ministros concordaram em investir em “energias renováveis e neutras em carbono”, incluindo reatores nucleares da próxima geração.
Isso envolveria destinar fundos a novos reatores modulares menores, que geram menos energia e são mais fáceis de controlar em caso de emergência.
O primeiro-ministro belga, o liberal Alexander De Croo, disse que o principal objetivo do acordo era garantir a segurança do fornecimento de energia.
“Nosso povo e nossas empresas têm direito a isso”, disse, acrescentando que o segundo objetivo era “optar totalmente pela inovação”.
publicadaemhttp://rota2014.blogspot.com/2021/12/belgica-decide-desativar-todas-as.html
0 comments:
Postar um comentário