Jornalista Andrade Junior

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Censura explícita: redes sociais se voltam contra Trump - Facebook, Instagram e Twitter suspendem perfis do presidente

 Anderson Scardoelli, Revista Oeste

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está momentaneamente sem voz em ao menos três das maiores plataformas de redes sociais do mundo. Ao decorrer das últimas horas, Facebook, Instagram e Twitter adotaram medidas contra o republicano. Por ora, as contas seguem no ar, mas estão impedidas de divulgar novos conteúdos.

A primeira plataforma a agir contra Trump foi Twitter, onde ele conta com 88 milhões de seguidores. Na quarta-feira, 6, a empresa anunciou que perfil ficaria suspenso por ao menos 12 horas. Além disso, tornou indisponível as últimas duas postagens do presidente norte-americano. A rede limita-se em dizer que houve violação das regras do site.

Ambientes pertencentes ao grupo on-line controlado pelo bilionário norte-americano Mark Zuckerberg, Facebook e Instagram demonstraram sintonia com o concorrente Twitter. Dessa forma, o integrante do Partido Republicano está impedido de se manifestar nas redes onde registra 32 milhões e 24 milhões de seguidores, respectivamente.

“Situação de emergência e estamos a tomar medidas de emergência apropriadas”

Vice-presidente do Facebook, Guy Rosen definiu a decisão de suspender os perfis de Trump como algo emergencial. “Esta é uma situação de emergência e estamos a tomar medidas de emergência apropriadas, incluindo a remoção do vídeo do Presidente Trump (…) que acaba por contribuir para o risco de violência em vez de a diminuir”, afirmou o executivo, conforme informa o site do Jornal de Notícias, de Portugal.

Invasão do Capitólio

As medidas adotadas pelas três redes sociais ocorrem após o prédio do Capitólio, sede do Poder Legislativo dos Estados Unidos, ser invadido por manifestantes. Em vídeos (agora removidos das plataformas), Trump chegou a pedir “paz” a seus apoiadores e orientou eles a deixarem os arredores do Congresso norte-americano.











PUBLICADAEMhttp://rota2014.blogspot.com/2021/01/redes-sociais-se-voltam-contra-trump.html


0 comments:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More