Jornalista Andrade Junior

sábado, 23 de março de 2024

O governo manda na propriedade privada?

 Roberto Rachewsky 


A Apple venceu a Blackberry e disputa o mercado com uma infinidade de concorrentes, entre os quais se destaca a Samsung. 

A Apple optou pelo sistema fechado iOS, a Samsung pelo sistema aberto Android. Todo consumidor tem liberdade para adquirir o que lhe for mais conveniente. 

A Blackberry tinha o monopólio, porque inventou o smartphone, manteve a hegemonia enquanto oferecia o melhor sistema, até que deixou de ser competitiva, perdeu mercado e ruiu. 

No mercado onde a liberdade impera sobre a coerção, empresas vêm e vão, enriquecem e fracassam, de acordo com o que surge de inovação, atração e fidelização dos consumidores.
 
Quando o governo intervém, ele perverte, corrompe, destrói a moralidade nas relações que deveriam ser livres, espontâneas e voluntárias. 

Em 1890, criaram a lei Sherman, ou lei antitrust. Um escárnio. Foi a primeira grande investida do governo americano contra a propriedade privada e a livre concorrência. Para não falar na execrável figura do ’eminent domain’ que concede prerrogativa ao governo para desapropriar o que é privado ao seu bel prazer. A República Constitucional cedeu lugar à Democracia populista e demagógica. Sim, aqueles que ganhavam mercado por serem melhores foram desprovidos do direito de exercer seu domínio tecnológico, seu perfeccionismo no oferecimento do que seus consumidores desejavam. 

Antes foi a Standart Oil que, no início do século XX, sofreu com a estupidez escandalosa do governo e foi obrigada a se dividir em várias empresas. Agora é a Apple, a Amazon, a Microsoft que são assediadas pelo governo para fazerem lobby ou serem multadas com cifras bilionárias. Monopólio onde há livre-mercado é um fetiche de burocrata ou político que se acha um rei-filósofo, como preconizava Platão. 

Alguém no Olimpo deve dizer para o público o que pode ou não pode oferecer e demandar. Que tristeza ver os caminhos que estamos seguindo sem questionar. A Apple, segundo os ‘gênios’ do FCC, o CADE deles, não pode deixar de fora da Apple Store softwares que ela não quer comercializar. Ou seja, quem manda na propriedade privada é o governo.

Isso tem um nome: fascismo. Os EUA adotou o fascismo em 1890, antes dele ser conhecido na Europa. Os que produzem são mandados pelos que não produzem nada. Não produzem, porque não sabem. Por isso, têm raiva de quem sabe.













PUBLICADAEMhttps://www.institutoliberal.org.br/blog/economia/o-governo-manda-na-propriedade-privada/

0 comments:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More