Cidade que disse ‘extrair’ 15 dentes por habitante é alvo da Polícia Federal Pedreiras, no Maranhão, informou ao Ministério da Saúde ter feito 540 mil extrações dentárias ao longo de 2021 Redação Oeste
A cidade de Pedreiras, a 280 quilômetros da capital São Luiz, no Maranhão, tem quase 40 mil habitantes. Em 2021, a prefeitura informou ao Ministério da Saúde a realização de mais de 540 mil extrações dentárias. O número equivale a quase 15 dentes por habitante.
Segundo a Polícia Federal (PF), um grupo do município, alvo da investigação, inseriu dados falsos no sistema do SUS para aumentar o teto de repasses de verbas federais. Além disso, outros procedimentos teriam sido manipulados, o que pode ter impactado na elevação dos repasses também em 2022, informaram os investigadores.
Nesta quinta-feira, 2, os agentes da PF e da Controladoria-Geral da União deflagaram a Operação Tira-Dente contra os desvios de recursos da Saúde. São cumpridos 11 mandados de busca e apreensão nas cidades de Pedreiras, Bacabal, Lago do Junco e Lago dos Rodrigues.
A Justiça Federal ainda determinou o bloqueio de R$ 1,8 milhão em bens de investigados, além de suspender os direitos das empresas e empresários sob suspeita de participarem em licitações e contratarem com órgãos públicos.
O principal alvo da investigação é uma empresa, cujo nome a PF não divulgou, com posição de destaque na lista das que mais receberam recursos públicos da Saúde entre 2019 e 2022 no Maranhão. Segundo a PF, a companhia recebeu mais de R$ 16 milhões em contratações públicas.
A ofensiva apura crimes de inserção de dados falsos, fraude à licitação, superfaturamento contratual, peculato e lavagem de dinheiro. O nome da operação faz referência à “quantidade superestimada de extrações dentárias, inserida fraudulentamente nos sistemas do SUS, que superou a própria quantidade de habitantes do município”, informou a PF.
PUBLICADAEMhttps://revistaoeste.com/brasil/cidade-que-disse-extrair-15-dentes-por-habitante-e-alvo-da-policia-federal/
0 comments:
Postar um comentário