Roberto Rachewsky
Inflação, entenda-se expansão monetária, é uma bomba de efeito retardado. O governo inunda o mercado com moeda e crédito, mas o efeito da derrama só aparecerá anos depois na forma de bolhas e aumentos de preços.
EUA – Expansão monetária M2
Trump
Dez/16 – 13.2 trilhões
Dez/19 – 15.4 trilhões
Dez/20 – 19.1 trilhões
Inflação: 44.7%
Biden
Dez/20 – 19.1 trilhões
Set/24 – 21.2 trilhões
Inflação: 11.0%
Fonte: FED
Culpam o Biden pela inflação – entenda-se agora como aumento de preços -, que é como o povo chama, mas quem lançou a bomba inflacionária foi Trump. A onda devastadora só foi percebida no governo Biden.
Sim, é claro que o aumento de 24% ocorrido em 2020 se deveu à reação histérica durante a pandemia da Covid. Não apenas o governo americano inundou a economia americana com o chamado “helicopter money“, dinheiro recém-impresso que é jogado diretamente na conta das pessoas por meio de um cheque do Tesouro, como ele interveio brutalmente na oferta de produtos e serviços com paradas obrigatórias, o famigerado lockdown.
A vitória de Trump sobre Kamala se deveu, na minha opinião, a três fatores: a inflação promovida por Trump; o wokismo e as políticas DEI e ESG, que têm em Ted Waltz e no SQUAD, defensores ferrenhos; e a leniência americana na política externa no Afeganistão, no Oriente Médio, na Ásia e no Leste Europeu.
Outra coisa, que talvez não tenha “descido” como alguns poderiam imaginar, foi a insurgência do antissemitismo nas ruas e universidades americanas, dominadas pela esquerda, que acabou assustando a opinião pública americana.
Trump também tem sua parcela de culpa no front internacional com sua política de confrontação com a China, criando uma fictícia guerra comercial, por acreditar na palavra do Talibã e do ditador norte-coreano, com quem inclusive trocou um aperto de mão, e por tratar Putin como amigo.
Bem, Trump is back. May God protect the American people, and the Israelis too.
publicadaemhttps://www.institutoliberal.org.br/blog/politica/a-que-se-deveu-a-vitoria-de-trump-sobre-kamala/
0 comments:
Postar um comentário