Jornalista Andrade Junior

sábado, 29 de abril de 2023

Brasileiro que viajou a Havana relata drama do povo cubano

 "Encontrar comida é uma jornada", afirma Leonardo Lopes   REDAÇÃO OESTE


O brasileiro Leonardo Lopes decidiu relatar como foi a viagem que realizou recentemente a Havana, capital de Cuba. Pelo Twitter, ele relatou o drama do povo cubano, de questões que vão do sentimento de vigilância por parte do regime comunista à falta de acesso à internet — além da parte envolvendo a alimentação (ou a falta dela).

“O salário mínimo de um cubano é algo como 30 dólares/mês, já um médico ou um engenheiro ganha algo como 40 a 50 dólares/mês, o que é obviamente insuficiente para viver”, afirmou Lopes. “Este salário é pago em peso cubano e, com peso cubano, ele não tem acesso a comida decente.”

Na parte envolvendo a alimentação de quem vive em Cuba, o brasileiro ressaltou que o regime comunista determina os itens que cada pessoa recebe por mês — inclusive, com limite de volume.

Ele explicou que até as crianças têm itens alimentícios controlados pelo governo. Até os sete anos: dois quilos de leite em pó por mês. Depois dessa idade, começam a receber café.

Na parte das carnes, o blogueiro brasileiro escreveu sobre a falta de qualidade dos produtos. “Frango, se achar, estará mal refrigerado e precisa ser consumido em no máximo 3 dias. Um cubano me contou que é comum pegar uma carne na bodega (açougue) do governo e ela vir com a parte de baixo verde de podre. Isso, se achar, claro.”

“Encontrar comida é uma jornada. Os cubanos passam boa parte do seu dia em filas, buscando comida entre uma loja ou outra estatal. Já as filas, são uma estratégia do governo para manter o povo ocupado, preocupado com sua sobrevivência sem tempo para organizar rebeliões”, contou Lopes.

Cuba: outros pontos citados por turista brasileiro

Leonardo Lopes registrou outras impressões de sua viagem ao país caribenho. De acordo com ele, em Cuba, há crianças pedindo esmolas. Enquanto isso, a família do ditador Fidel Castro vive em uma casa “auto suficiente”, onde não se pode gravar vídeos e nem tirar fotos.

Ao todo, o blogueiro brasileiro elencou 151 pontos sobre Cuba. A história completa foi está disponível em thread disponível no perfil dele no Twitter.









PUBLICADAEMhttps://revistaoeste.com/mundo/cuba-brasileiro-relata-viagem-havana/

0 comments:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More