Sílvio Lopes
Certa feita, perguntaram a John Kennedy, 35° Presidente dos EUA, assassinado em 1963( Dallas, no Texas), se ele conhecia o segredo da boa vida e da felicidade. Ele disse: " O segredo para a felicidade não sei; mas do fracasso sim: querer agradar a todos".
Lembrei desse episódio envolvendo JFK, a propósito dos tempos que estamos vivenciando no Brasil. Tempos que nos exigem definir de que lado estamos, verdadeiramente: o da defesa das liberdades; ou contra elas.
Como jornalista, então, e por amor à verdade dos fatos que juramos defender, fica evidente que a defesa das liberdades é o lado obrigatório onde devemos nos entrincheirar. Mas, de fato e de verdade, muitos há que procuram tergiversar a respeito, se ocultar nas elucubrações teóricas sem pés nem cabeça. Enfim, dissimular o quanto podem, para evitar a exposição, e, o mais grave, para não afrontar aos seus( no frigir dos ovos, favoritos), ideólogos de estimação...
Jornalistas, como se vê, não estão imunes de se inocularem com algum vírus da tirania, mesmo que esta, em sua essência última, lhes negue a própria razão de ser enquanto profissional da contestação, do exercício do livre pensar, falar, escrever e denunciar.
O que hoje se impõe no Brasil, incontestavelmente, é a predileção do grupo político no poder de transformar nossa nação numa " sociedade de carneiros, governados por lobos famintos", bem de acordo com a tese freudiana consagrada ao longo do tempo. E há quem desacredite nisso...
Essa gente, a bem dizer, é ( e muito bem) dotada de " mentes reptilianas idiotizadas; não passam de ideólogos esquerdopatas- declarados ou não- que povoam nosso território; de zumbis que perambulam de um lado e de outro e só ocupam espaço sem apresentar qualquer valia prá humanidade. Uns inúteis de duas patas.
Já não se fazem jornalistas como antigamente. O processo autofágico está sepultando o jornalismo real como instrumento de defesa da sociedade contra os excessos autoritários do Estado. Muito triste.
* O autor, Silvio Lopes, é jornalista, economista e palestrante sobre Economia Comportamental.
PUBLICADAEMhttps://www.puggina.org/outros-autores-artigo/decadencia__18553




0 comments:
Postar um comentário