#JUNTOSVAMOSMUDARBRASILIA
ROBERTO POMPEU DE TOLEDO
PUBLICADO NA EDIÇÃO IMPRESSA DE VEJA
Presidente Marina Silva. É hora de começar a se acostumar. Boa
notícia é que ninguém será obrigado a tratá-la de “presidenta”. Se
Marina, quando se refere à atual ocupante do cargo, diz “presidente
Dilma Rousseff”, não há de querer que venham a tratá-la de “presidenta”.
A questão não é irrelevante, pelas seguintes razões:
1. “Presidenta” é uma das ferramentas que ajudam a cavar o fosso de
intolerância hoje no centro da política nacional. Quem fala “presidenta”
está dispensado de usar adesivo no carro ou button na lapela. Já
expressou sua adesão à atual detentora do poder. O PT é o Tea Party com
sinal trocado da luta política brasileira (não é à toa que ostenta as
mesmas iniciais, em ordem inversa). O Tea Party radicalizou a política
americana. É intransigente nas negociações, dificulta a construção de
consensos e já por duas vezes conduziu o governo à paralisia. O PT no
passado recusou-se a assinar a Constituição e expulsou parlamentares que
votaram em Tancredo Neves. No presente, atribui-se a refundação do
país, negando contribuições de governos anteriores, e a chave da
história, recusando reais parcerias. “Presidenta” representa o mesmo
papel de “nós ou eles”. Quem diz “presidenta” está conosco; quem diz
“presidente” está contra.
2. “Presidenta” exacerba ao ridículo o respeito ao “politicamente
correto” na questão de gênero. Marta Suplicy tinha razão quando, ao
assumir a prefeitura de São Paulo, mandou trocar as placas de seu
gabinete para “prefeita”. Ela era indiscutivelmente “prefeita”, não
“prefeito”. A língua portuguesa não admite a forma “prefeito” para uma
pessoa do sexo feminino. O mesmo não ocorre com a palavra “presidente”, e
tanto não ocorre que Dilma disse na semana retrasada, ao defender a
ocupante da presidência da Petrobras: “A presidente Graça Foster
respondeu perfeitamente sobre a questão dos seus bens numa nota
oficial”. Não é crível que Dilma considere Graça Foster menos merecedora
do “presidenta”. O que ela fez foi deixar-se levar pelo piloto
automático, e o piloto automático da língua portuguesa indica o uso da
palavra “presidente” tanto para homem como para mulher. “Presidenta”
é um artificialismo que trai a intenção de traçar uma linha de defesa. A
recusa ao tratamento seria evidência de machismo; logo, quem criticasse
Dilma chamando-a de “presidente” o faria por ela ser mulher.
3. “Presidenta” reforça o autoritarismo e os maus bofes da atual
ocupante do cargo. Sabe-se que é pesado o clima entre Dilma, seus
ministros e assessores. Tem-se notícia de cobranças e broncas
horrorosas. Imagine-se o cuidado dos colaboradores em não errar na
última sílaba. “Presidenta, presidenta”, terão muitas vezes mentalmente
se repetido, à medida que avançavam para a temível audiência. Quantas
vezes a falta de um “presidenta” não terá potencializado o notório mau
humor de Dilma, evidenciado na semana passada pela expressão carrancuda
com que tantas vezes foi flagrada pelas câmeras no debate da TV
Bandeirantes?
4. “Presidenta” é feio. Não é que seja errado. Está lá no Dicionário
Houaiss: “Presidenta – 1. mulher que se elege para a presidência de um
país; 2. mulher que exerce o cargo de presidente de uma instituição”. O
caso é que entre “presidenta” e “presidente”, que também pode ser usado
para mulheres, a língua corrente escolheu a segunda forma, talvez levada
pela estranheza de uma terminação em “ente” admitir ser distorcida para
“enta”. O normal, como em “adolescente”, “gerente”, “assistente”,
“confidente” ou “conferente”, é a palavra servir aos dois gêneros.
Presidente Marina Silva. Ela é miúda, tem voz de criança, usa o
cabelo preso e arrematado num simples coque, não armado por cabeleireiro
famoso, e lembra Frida Kahlo, nas sobrancelhas grossas, na cor da pele e
na figura frágil. Para culminar, não pede para ser chamada de
“presidenta” – uma das razões pelas quais traz um sopro renovador e
desestabilizante à corrida presidencial.
A JBS/Friboi saiu na frente e doou 5 milhões de reais à campanha de
Dilma Rousseff, 5 milhões à de Aécio Neves e 1 milhão à de Eduardo
Campos. Não contava com as trapaças do destino. Agora deve 4 milhões a
Marina Silva. A dinheirama na campanha atrai mais dinheirama, inclusive a
dinheirama escusa como a usada para alugar/comprar jatinhos de
candidatos. Moral da história: barateamento já! É indecente e grotesco o
preço a que gostosamente a democracia brasileira se deixou taxar.




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