Jornalista Andrade Junior

domingo, 10 de março de 2019

AS DIFERENÇAS ENTRE GLOBALISMO E GLOBALIZAÇÃO

*Publicado originalmente no Facebook do Instituto Mises Brasil

Existe o globalismo e existe a globalização. O globalismo é um conceito político. Já a globalização é um conceito econômico.
A globalização econômica significa livre comércio e divisão do trabalho em nível mundial. A consequência deste arranjo foi, é e sempre será um aumento no padrão de vida de todos os envolvidos.
Impor obstáculos a isso -- ou seja, restringir a globalização econômica -- significa restringir a maneira como as pessoas trabalhadoras podem usufruir os frutos do seu trabalho. No mínimo, isso é imoral e anti-humano.
Globalização econômica, portanto, é um arranjo que não apenas não necessita da intervenção de governos e burocratas, como funciona muito melhor sem eles. Indo mais além, trata-se de um arranjo que surge naturalmente quando não há políticos e burocratas impondo obstáculos às transações humanas.
Já o globalismo é o oposto. Trata-se de um arranjo que só existe por causa de políticos e burocratas. Seria impossível haver globalismo se não houvesse políticos e burocratas.
O globalismo é uma política internacionalista, implantada por burocratas, que vê o mundo inteiro como uma esfera propícia para sua influência política. O objetivo do globalismo é determinar, dirigir e controlar todas as relações entre os cidadãos de vários continentes por meio de intervenções e decretos autoritários.
No globalismo, ocorre um processo centralizado de tomada de decisões, em nível mundial. Leis sociais e regulamentações econômicas devem ser “harmonizadas” ao redor do mundo por um corpo burocrático supranacional, com a imposição de legislações sociais uniformes e políticas específicas para cada setor da economia de cada país.
O estado-nação -- na condição de representante soberano do povo -- se tornou obsoleto e deve ser substituído por um poder político transnacional, globalmente ativo e imune aos desejos do povo.
Obviamente, a filosofia por trás dessa mentalidade é puramente socialista-coletivista.

O globalismo representa o autoritarismo e a centralização do poder político em escala mundial, ao passo que a globalização econômica representa a descentralização e a liberdade, promovendo uma produtiva e - ainda mais importante - pacífica cooperação além fronteiras.


























extraídadepuggina.org

0 comments:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More